Orçamento

Orçamento é um plano financeiro que ajuda a controlar as despesas da Empresa.

No ERPNext, voçê pode gerir os Orçamentos contra um Centro de Custo ou Projecto. Isto é util em controlar as suas despesas. Na versão 12, voçê pode tambem criar Dimensões Contabil separados para marcar transações com campos diferentes.

Por exemplo, se voçê faz vendas online, voçê pode definir o Orçamento para cada anuncio e configurar o ERPNext para parar ou avisar quando passar o valor disponivel definido no Orçamento.

Orçamentos são tambem bons para motivos de planeamento. Quando voçê estiver a fazer planos para o proximo Ano Financeiro, voçê iria marcar lucros baseados no qual iria definir as suas despesas. Configurando um orçamento irá dar a certeza de que as suas despesas não saiam do controle a qualquer momento.

Para aceder a lista de Orçamento, vá para:

Home > Contabilidade > Centros de Custo e Orçamento > Orçamento

1. Como Criar um novo Orçamento

  1. Vá para a lista de Orçamento e clique em Novo.
  2. Selecione o que vai orçamentar, Centro de Custo, Projecto ou uma Dimensão Contabil.
  3. Na tabela de contas, selecione a conta de recebimentos/despesas pelo qual o orçamento será definido. Vamos definir um orçamento para as despesas de telefone para o ano. Budget
  4. Digite o valor do Orçamento para essa conta.
  5. Salvar e Submeter.

2. Funcionalidades

2.1 Distribuição Mensal

Voçê pode definir o registo de Distribuição Mensal para distribuir o orçamento entre meses. Se voçê não definir a distribuição mensal, o ERPNext irá calcular o orçamento anual ou em proporções iguais para cada mês.

Monthly Distribution

2.2 Acções de Controle (Alertas)

Acções de Controle podem ser activadas quando:

Voçê pode definir a acção de controle no Orçamento baseado na Solicitação de Material, Ordens de Compra ou em despesas actuais. Poderá tambem definir a acção de controle para orçamentos anuais ou mensais.

Acções de Controle

Exitem trẽs tipos de acção de controle.

  • Parar: Este não irá permitir os usuários em submeter a transação.
  • Aviso: Este irá mostra uma mensagem de aviso mas deixa o usuário submeter a transação.
  • Ignorar: Este não irá nem prevenir o usuário de submeter as transações nem mostrar a mensagem de erro.

Voçê pode definir acções separadas para orçamentos mensais e anuais. Se voçê exceder o orçamento, um aviso será mostrado:

Monthly Distribution

Note que aviso similar é acionado para qualquer tipo de transação definida no orçamento para uma Conta em particular.

3. Relatorio de Variação de Orçamento

A qualquer momento, voçê poderá verificar o Relatorio de Variação de Orçamento para analizar a despesa actual ocorrida vs o orçamento alocadocontra o centro de custo ou projecto.

Para verificar o Relatorio de Variação de Orçamento, vá para:

Home > Contabilidade > Centro de Custo e Orçamento > Relatorio de Variação de Orçamento

Budget Variance Report

4. Video

Aqui está um video de demonstração:

5. Topicos Relacionados

  1. Centro de Custo
  2. Factura de Vendas
  3. Factura de Compra