Inventario Perpetuo
De acordo o sistema de inventario perpetual, registo de contabilidade é feito para cada transação de stock. Caso contrario, é feito em intervalos maiores por exemplo mensal ou cada quatro meses. Cada armazem está ligado com uma Conta de contabilidade.
Ao receber os itens num armazem em particular, o balanço na Conta do Armazem irá aumentar. De igual modo, quando os Itens são entregues apartir de um Armazem, um despesa será alocada, e o balanço na Conta do Armazem será reduzida.
1. Como criar um inventario perpetuo
Activar Inventario Perpetuo:
Home > Contabilidade > Empresa > Activar Inventario Perpetuo
De notar que se desactivar o inventario Perpetuo, os usuarios vão ter que gerir as entradas de contabilidade manualmente.
Defina as seguintes contas padrão para cada Empresa se não estiver definidas. Estas contas são criadas automaticamente no ERPNext.
- Conta de Inventario Padrão (Activos)
- Stock Recebido mas não Cobrado (Responsabilidade)
- Conta de Ajuste de Stock (Despesas)
- Despesas Incluidas na Avaliação (Despesas)
- Centro de Custo
Se o usuario quiser definir uma conta individual para cada armazem, crie uma conta para cada. Va para:
Contabilidade > Plano de Contas > Empresa > Aplicação de Fundos (Activos) > Activo Corrente > Activo de Stock > Criar uma nova conta com o mesmo nome que o Armazem
Agora, va para o armazem e ligue esta conta ao armazem. Isto ajudará no filtro e visualizaçao de demonstração de armazens.
Para transações de Stock, entradas de Razão Geral feitos contra uma Conta definida no Armazem, se o usuario não definiu a conta para o armazem então o sistema irá usar a conta do armazem Pai. Se a Conta não foi definida no armazem Pai então o sistema busca a conta (Conta Padrão de Inventario) na tabela da Empresa.
2. Exemplo
Considere o seguinte Plano de Contas e Armazens configurados para a sua Empresa:
Planos de Contas:
- Activos (Dr)
- Activos Corrente
- Contas a Receber
- Devedores
- Activos de Stock
- Armazens
- Bens Produzidos
- Trabalhos em Progresso
- Impostos de Activos
- VAT
- Contas a Receber
- Activos Corrente
- Responsabilidades (Cr)
- Responsabilidades Correntes
- Conta a Pagar
- Credores
- Resposabilidades de Stock
- Stock Recebido mas Não Cobrado
- Responsabilidades de Imposto
- Imposto de Serviço
- Conta a Pagar
- Responsabilidades Correntes
- Entradas (Cr)
- Entradas Directas
- Conta de Vendas
- Entradas Directas
- Despesas (Dr)
- Despesas Directas
- Despesa de Stock
- Custo dos Bens Vendidos
- Depesas Incluidas na Avaliação
- Ajuste de Stock
- Despesa de Stock
- Despesas Indirectas
- Custos de Shipping
- Despesas de Alfandega
- Despesas Directas
2.1 Armazem - Configuração de Contas
- Armazens
- Trabalhos em Progresso
- Bens Produzidos
2.2 Recibo de Compra
Vamos assumir que comprou 10 nos do item "RM0001" por $200 e 5 nos do item "Base Plate" por $100 do fornecedor "Arcu Vel Quam Fabricators". Em baixo os detalhes do Recibo de Compra:
Fornecedor: Arcu Vel Quam Fabricators
Itens:
Item | Armazem | Qtd | Preço | Valor | Taxa de Avalição |
---|---|---|---|---|---|
RM0001 | Stores | 10 | 200 | 2000 | 2250 |
Impostos:
Conta | Valor | Categoria |
---|---|---|
Imposto de Shipping | 100 | Total e Avaliação |
VAT (10%) | 200 | Total |
Taxa de Alfandega | 150 | Avaliação |
Razão do Stock
Razão Geral
Vendo que o balanço de Stock aumenta pelo Recibo de Compra, as contas do "Armazem" são debitadas e uma conta temporaria "Stock Recebido mas não Cobrado" é creditado, para manter o duplo registo do sistema de contabilidade. Ao mesmo tempo, a despesa negativa é alocada na conta com a categoria "Avaliação" ou "Total e Avaliação" na tabela impostos e taxas pelo valor adicionado para motivos de avaliação, pra evitar alocação dupla de despesas.
2.3 Factura de Compra
Ao receber a Factura do fornecedor, para o Recibo de Compra em cima, você irá fazer uma Factura de Compra para o mesmo. As entradas do razão geral são:
Razão Geral
Aqui a conta "Stock Recebido Mas Não Cobrado" é debitada que anula o efeito do Recibo de Compra.
2.4 Guia de Remessa
Podemos dizer, que voce fez o pedido a "Utah Automation Services" para entregar 5 nos do item "RM0001" por $300. De seguida os detalhes da Guia de Remessa:
Cliente: Utah Automation Services
Itens:
Item | Armazem | Qtd | Preço | Valor |
---|---|---|---|---|
RM0001 | Stores | 5 | 300 | 1500 |
Impostos:
Conta | Valor |
---|---|
Imposto de Serviço | 150 |
VAT | 100 |
Razão do Stock
Razão Geral
Como um item é entregue apartir do armazem "Stores", a conta "Stores" é creditada e um valor igual é debitado a conta de despesas "Custo dos Bens Vendidos". O valor debito/credito é igual ao valor total de avaliação (custo de compra) dos itens vendidos. E o valor da avaliação é calculado com base no metodo de avaliação preferido (FIFO / Media Movel) ou custo actual dos itens serializados.
Neste exemplo, nós consideramos o metodo de avaliação FIFO.
Taxa de Avaliação Preço de Compra + Taxas Incluidas na Avaliação
= 200 + (250 / 10)
= 225
Valor Total da Avaliação = 220 * 5
= 1125
2.5 Facturas de Venda com Actualizar Stock
Digamos, que voce não fez a Guia de Remessa contra a ordem em cima e em vez disso, voce fez a Factura de Venda directa, com a opção "Actualizar Stock". Os detalhes da Factura de Venda são iguais aos da Guia de Remessa.
Razão do Stock
Razão Gerarl
Aqui, para alem dos registos contabilisticos normais para um facturas, contas dos "Armazens" e "Custo dos Bens Vendidos" tambem são afectado com base no valor da avaliação.
2.6 Registo de Stock (Recepção de Material)
Itens:
Item | Armazem Alvo | Qtd | Preço | Valor |
---|---|---|---|---|
RM0001 | Stores | 50 | 220 | 11000 |
Razão de Stock
Razão Geral
2.7 Registo de Stock (Solicitação de Material)
Itens:
Item | Armazem Fonte | Qtd | Preço | Valor |
---|---|---|---|---|
RM0001 | Stores | 10 | 220 | 2200 |
Razão do Stock
Razão Geral
2.8 Registo de Stock (Transferencia de Material)
Itens:
Item | Armazem Fonte | Armazem Alvo | Qtd | Preço | Valor |
---|---|---|---|---|---|
RM0001 | Stores | Work In Progress | 10 | 220 | 2200 |
Razão do Stock
Razão Geral