Atendimento Automático

Introduzido na versão 12

O atendimento automático marca o atendimento para os funcionários atribuídos a um turno com base nos registros no documento 'Check-in do funcionário' e nas Configurações de atendimento automático desse turno.

O atendimento automático para cada registro de 'Tipo de turno' tenta ser marcado a cada hora. Você também pode acionar o atendimento automático manualmente para um único tipo de turno, pressionando o botão 'Marcar atendimento automático' no documento Tipo de turno.

Nota: Tipo de Turno precisa ser configurado e atribuído a Funcionários antes de criar registros de 'Verificação de Funcionário'. O atendimento será marcado como atendimento automático apenas para registros de check-in criados após a configuração e atribuição de um funcionário ao seu tipo de turno.

Etapas para configurar o atendimento automático

Você pode configurar o atendimento automático seguindo as etapas mencionadas abaixo:

  1. Definir tipo de turno com atendimento automático habilitado
  2. Atribuir esses turnos aos funcionários
  3. Configurar campo ID do dispositivo de atendimento no funcionário

1. Defina o tipo de turno com atendimento automático ativado

Para poder marcar o atendimento a partir de uma lista de registros de check-in / check-out, você precisa configurar turnos que tenham o campo "Habilitar atendimento automático" habilitado. Depois de habilitar essa opção, você verá uma seção "Configurações de atendimento automático". Preencha esta seção de acordo com seus requisitos para esse turno.

Consulte o link a seguir para saber mais sobre cada campo na seção Configurações de atendimento automático: Configurações de atendimento automático

2. Atribuir esses turnos aos funcionários

Depois de configurar um turno, você deverá atribuí-lo aos funcionários.

Você pode atribuir isso a um funcionário por um dos dois métodos:

  1. Usando a Atribuição de Turno

    Voce pode usar a Atribuição de turno para atribuir turnos aos funcionários em uma base data a data.

  2. Usando o campo Turno padrão no funcionário

    Às vezes, você desejaria atribuir um turno para um funcionário durante todos os dias.

    Você pode fazer isso definindo o seguinte campo em Funcionário: Funcionário> ATENDIMENTO E DETALHES DE LICENÇA> Turno Padrão

Observação: a configuração da atribuição de turno tem precedência sobre o turno padrão. ou seja, quando o turno padrão é definido, esse turno é considerado o turno do funcionário para todos os dias sem uma atribuição de turno.

3. Configure o campo ID do dispositivo de atendimento no funcionário

Os sistemas biométricos geralmente têm seus próprios IDs para os funcionários. Porém, o check-in do funcionário no ERPNext precisa ser mapeado para um funcionário.

Para mapear o funcionário para seus IDs no sistema biométrico, você precisa definir o seguinte campo com o valor apropriado: Funcionário> ATENDIMENTO E DETALHES DE LICENÇA> ID do dispositivo de atendimento (ID de etiqueta biométrica / RF)

Depois de concluir as etapas acima, agora você pode importar o Check-in do funcionário e começar a gerar presença automaticamente.

Consulte este artigo para saber mais sobre como importar Check-in de funcionário de um sistema externo: Integrando ERPNext com dispositivos de atendimento biométrico

A seguir estão algumas perguntas frequentes sobre o atendimento automático.

Como o atendimento automático determina o turno de um funcionário?

O turno de um funcionário em uma data específica é determinado pelas seguintes etapas:

  • Turno atribuído a um empregado na data determinada no documento 'Atribuição de turno'.
  • Se o item acima não for encontrado, o turno é obtido no campo 'Turno padrão' do documento 'Funcionário'.
  • Por fim, se também não for constatado turno no documento 'Funcionário', presume-se que o Funcionário não pertença a nenhum turno na data indicada e não se tenta marcar presença no Auto Atendimento.

Como o atendimento automático determina a lista de feriados de um funcionário?

A Lista de Férias de um Funcionário é determinada pelas seguintes etapas:

  • Se o 'Tipo de turno' determinado pelo empregado tiver uma lista de feriados, então ela será usada.
  • Caso contrário, a lista de feriados é obtida do campo 'Lista de feriados' no documento do funcionário ou do campo 'Lista de feriados padrão' do documento da empresa, nessa ordem.

Nota: A Lista de Férias é importante para ser determinada corretamente pelo Atendimento Automático para não marcar Ausências para Funcionários em feriados.