Conceitos e Termos
Antes de começar a implementação, vamos nos familiarizar com as terminologias usadas e alguns conceitos basicos no ERPNext.
Conceitos Basicos
Empresa
Este representa a Empresa para o qual o ERPNext foi configurado. Com esta Configurações, voçê pode criar varias Empresa, cada representando uma entidade legal diferente. A contabilidade de cada Empresa será diferente, mas todos partilham o mesmo Cliente, Fornecedor e Produtos ou Serviços.
Configurações > Empresa
Cliente
Representa um cliente. Um Cliente pode ser individual ou um empresa. Voçê pode criar varios Contactos e Endereços para cada Cliente.
Vendas > Cliente
Fornecedor
Representa o fornecedor de produtos ou serviços. Sua empresa de teleones é o seu Fornecedor, então é um fornecedor de material. Novamente, um Fornecedor pode ser individual ou uma empresa e tem varios Contactos e Endereços.
Compras > Fornecedor
Item
Um Produtos, sub-produto ou Serviço é comprado, vendido ou fabricado e tem um identificador unico.
Inventário > Item
Contabilidade
Uma Conta é um titulo em que transações de negócio e finaceiro são feitos Por exemplo, "Despesas de Viagem" é uma conta, "Cliente Zoe", "Fornecedor Mae" são contas. ERPNext cria contas para Clientes e para Fornecedores automaticamente.
Contabilidade > Plano de Contas
Endereço
Um endereço representa detalhes de local de um Cliente ou Fornecedor. Estes podem ser de diferentes locais tais como Empresa Mãe, Fabrica, Armazem, Loja etc.
Vendas > Endereço
Contacto
Um contacto Individual pertençe a um Cliente ou Fornecedor ou de um independente. Um Contacto tem um nome e detalhes de contacto como email e numero de telefone.
Vendas > Contacto
Comunicação
A lista de Comunicação com o Contacto ou Potenciais Clientes. Todos os emails envaidos apartir do sistema são adicionados a tabela de Comunicação.
Suporte > Comunicação
Lista de Preços
Uma Lista de Preços é um lugar aonde lista de preços diferentes podem ser guardados. É um nome que voçê da a um conjunto de Preços de Item guardados numa lista particular.
Vendas > Lista de Preços
Compras > Lista de Preços
Contabilidade
Ano Fiscal
Representa um Ano Fiscal ou Ano Contabilistico. Voçê pode ter varios Anos Fiscais. Cada Ano Fiscal tem uma data de inicio e de fim e as transações somente podem ser guardadas dentro desse periodo. Quando "fecha" o ano fiscal, os balanços são transferidos como balanços de "abertura" par ao proximo ano fiscal.
Configurações > Empresa > Ano Fiscal
Centro de Custo
Um Centro de Custo é como uma Conta, mas a diferença é que toda a estrutura representa o seu negocio melhor que as Contas. Por exemplo, no seu Plano de Contas, voçê pode separar as despesas por tipo (i.e., viagem, marketing, etc.). No seu Mapa de Centro de Custos, voçê pode separar por linha de produto ou grupo de negocio (e.g., vendas online, vendas a retalho, etc.).
Contabilidade > Mapa de Centros de Custo
Lançamento Contabilístico
Um documento contem varias Contabilidades Gerais / General Ledger (GL) e a soma dos Debitos e Creditos destas entradas são iguais. No ERPNext voçê pode actualizar os Pagamentos, Develuções, etc., usando as entradas do Lançamento.
Contabilidade > Lançamento Contabilístico
Factura de Vendas
Uma cobrança enviada ao Cliente para entrega de Itens (serviços ou bens).
Contabilidade > Factura de Vendas
Factura de Compras
Uma cobrança enviada pelo Fornecedor para a entrega de Itens (serviços ou bens).
Contabilidade > Factura de Compras
Moeda
O ERPNext permite alocar transações em varias moedas. No entanto somente é usada uma moeda para alocação no livro de contas. Enquanto que pode ter as suas Facturas com pagamentos em moedas diferentes, o valor é convertido para a moeda standard usando a taxa de cambio especificada.
Configurações > Moeda
Vendas
Grupo de Clientes
Uma classificação de Clientes, normalmente baseada num segmento do mercado.
Vendas > Configurações > Grupo de Clientes
Potenciais Clientes
Uma pessoa que poderá ser uma futura fonte do negócio. Um lider pode gerar Oportunidades. (desde: “pode levar a uma venda”).
CRM > Potenciais Clientes
Oportunidade
Uma potencial venda. (desde: “oportunidade para negócio”).
CRM > Oportunidade
Proforma
Pedido do Cliente para preço de Item ou serviço.
Vendas > Proforma
Ordem de Venda
Uma nota confirmando os termos de entrega e preço de um Item (produto ou serviço) pelo Cliente. Entregas, Ordens de Trabalho e Facturas são feitas com base nas Ordens de Venda.
Vendas > Ordem de Venda
Território
Uma classificação geografica da area para gestão de vendas. Voçê pode definir objectivos para os Territórios e cada venda fica ligada a um Território.
Vendas > Configurações > Território
Parceiro de Vendas
Um terçeiro distribuidor / negociador / afiliado / agente de comissão que vende produtos da empresa por uma comissão.
Vendas > Configurações > Parceiro de Vendas
Vendedor
Alguem que ajuda o Cliente e fecha um negócio. Voçê pode definir objectivos para o Vendedor e tag eles nas transações.
Vendas > Configurações > Vendedor
Compras
Ordem de Compra
Um contracto dado a um Fornecedor para entrega de itens especificos pelo custo, quantidade e datas e outros termos acordados.
Compras > Ordem de Compra
Requisição de Material
Um pedido feito por um utilizador do sistema, ou gerado automaticamente pelo ERPNext baseado num nivel de encomenda ou quantidade projectada no Plano de Produção para a compra de alguns Itens.
Compras > Requisição de Material
Stock (Inventário)
Armazem
Um Armazem logico no qual as entradas de stock são feitas.
Stock > Armazem
Registo de Stock
Material transferido de um Armazem, para um Armazem ou apartir de um outro Armazem para outro.
Stock > Registo de Stock
Guia de Remessa
Uma lista de Itens com quantidades para shipment. Uma Guia de Remessa vai reduzir o stock de Itens do Armazem de onde é retirado. Um Guia de Remessa é normalmente feita contra uma Orde de Venda.
Stock > Guia de Remessa
Recibo de Compra
Uma nota dizendo que um conjunto de Itens foram recebidos do Fornecedor, normalmente apartir de uma Ordem de Compra.
Stock > Recibo de Compra
Numero de Serie
Um unico numero dado particulamente a uma unidade de um Item.
Stock > Numero de Serie
Lotes
Um numero dado a um grupo de unidades de um Item particular que pode ser comprado ou fabricado em grupos.
Stock > Lotes
Registo de Stock Ledger
Uma tabela unificada de todos os movimentos de material apartir de um armazem para outro. Esta é a tabela actualizada quando uma Registo de Stock, Guia de Remessa, Recibo de Compra e Factura de Venda (POS) é feita.
Reconciliação de Stock
Actualizar a Registo de Stock de multiplos Itens apartir de uma folha (CSV).
Stock > Reconciliação de Stock
Inspecção de Qualidade
Uma nota é preparada para registar um certo parametro de Itens na altura da recepção do Fornecedor, ou Entraga ao Cliente.
Stock > Inspecção de Qualidade
Grupo do Item
Uma classificação de Item.
Stock > Configurações > Grupo do Item
Gestão de Recusos Humanos
Funcionário
Registo de uma pessoa que está presente ou saiu, na lista de Funcionários da empresa.
Recursos Humanos > Funcionário
Pedido de Licença
Um registo de um pedido de licença aprovado ou rejeitado.
Recursos Humanos > Pedido de Licença
Tipo de Licença
Um tipo de licença (e.g., Doença, Maternidade, etc.).
Recursos Humanos > Licença e Assiduidade > Tipo de Licença
Entrada da Folha de Pagamento
Uma ferramenta que ajuda na criação de varios Recibos de Salário para os Funcionários.
Recursos Humanos > Entrada da Folha de Pagamento
Folha de Vencimento
Um registo mensal dos salários processados do Funcionário.
Recursos Humanos > Folha de Vencimento
Estrutura Salarial
Um Modelo para indentificar todos os componentes de salário de um Funcionário (remunerações), impostos e outras deduções de segurança social.
Recursos Humanos > Folha de Pagamento > Estrutura Salarial
Avaliação
Um registo de avaliação de um Funcionário durante um periodo especifico baseado em alguns parametros.
Recursos Humanos > Avaliação
Modelo de Avaliação
Um Modelo para gravar os diferentes parametros da avaliação de um Funcionário(s) e e peso para uma determinada tarefa.
Recursos Humanos > Avaliação > Modelo de Avaliação
Assiduidade
Um registo indicando a presença ou ausencia de um Funcionário num dia particular.
Recursos Humanos > Assiduidade
Fabrico
Lista de Materiais (LDM)
A lista de Operações e Itens com as suas quantidades, que são necessários para produzir outro Item. Uma Lista de Materiais (LDM) é usada para planificar compras e criar preço de custo dos produtos.
Fabrico > LDM
Posto de Trabalho
Um lugar aonde a operação de LDM é feita. É util calcular o custo directo do produto.
Fabriro > Posto de Trabalho
Ordem de Trabalho
Um documento assinalando a produção (fabrico) de um Item em particular com quantidades especificas.
Fabrico > Ordem de Trabalho
Ferramenta de Produção
Uma ferramento par automatizar a criação da Ordem de Trabalho e pedidos de Compra baseados numa Ordem de Venda aberta para um periodo especifico.
Fabrico > Ferramenta de Produção
Pagina Web
Blog Post
Um pequeno artigo que aparece na secção "Blog" do website gerado pelo modulo do ERPNext. Blog significa "Log de Pagina".
Website > Blog Post
Pagina Web
Uma pagina web com um unico URL (endereço web) no website gerado pelo ERPNext.
Website > Web Page
Configurações / Customização
Campo Personalizado
Um campo de usuario definido num formulário / tabela.
Configurações > Customizar ERPNext > Campo Personalizado
Configurações Gerais
Esta secção é aonde voçê define varios parametros para o sistema.
Configurações > Data > Configurações do ERPNext
Impressão de Cabeçalho
Um titulo que pode ser posto numa transação somente para imprimir. Por exemplo, voçê quer imprimir uma Proforma com o titulo "Proposta" or "Factura Proforma".
Configurações > Impressão > Cabeçalho de Carta
Termos e Condições
Texto com os seus termos de contracto. Em transações de Vendas/Compras pode haver a necessidade de alguns Termos e Condições baseados nos serviços ou bens que o Fornecedor emite para o Cliente. Voçê pode aplicar os Termos e Condições para as transações e ao imprimir aparece na Impressão. Para saber sobre os Termos e Condições, Faça um Click
Vendas > Configurações > Termos e Condições
Unidade de Medida (UDM)
Como é medida a quantidade para um Item. E.g., Kg, No., Pares, Pacote, etc.
Stock > Configurações > UDM