Conceitos e Termos

Antes de começar a implementação, vamos nos familiarizar com as terminologias usadas e alguns conceitos basicos no ERPNext.


Conceitos Basicos

Empresa

Este representa a Empresa para o qual o ERPNext foi configurado. Com esta Configurações, voçê pode criar varias Empresa, cada representando uma entidade legal diferente. A contabilidade de cada Empresa será diferente, mas todos partilham o mesmo Cliente, Fornecedor e Produtos ou Serviços.

Configurações > Empresa

Cliente

Representa um cliente. Um Cliente pode ser individual ou um empresa. Voçê pode criar varios Contactos e Endereços para cada Cliente.

Vendas > Cliente

Fornecedor

Representa o fornecedor de produtos ou serviços. Sua empresa de teleones é o seu Fornecedor, então é um fornecedor de material. Novamente, um Fornecedor pode ser individual ou uma empresa e tem varios Contactos e Endereços.

Compras > Fornecedor

Item

Um Produtos, sub-produto ou Serviço é comprado, vendido ou fabricado e tem um identificador unico.

Inventário > Item

Contabilidade

Uma Conta é um titulo em que transações de negócio e finaceiro são feitos Por exemplo, "Despesas de Viagem" é uma conta, "Cliente Zoe", "Fornecedor Mae" são contas. ERPNext cria contas para Clientes e para Fornecedores automaticamente.

Contabilidade > Plano de Contas

Endereço

Um endereço representa detalhes de local de um Cliente ou Fornecedor. Estes podem ser de diferentes locais tais como Empresa Mãe, Fabrica, Armazem, Loja etc.

Vendas > Endereço

Contacto

Um contacto Individual pertençe a um Cliente ou Fornecedor ou de um independente. Um Contacto tem um nome e detalhes de contacto como email e numero de telefone.

Vendas > Contacto

Comunicação

A lista de Comunicação com o Contacto ou Potenciais Clientes. Todos os emails envaidos apartir do sistema são adicionados a tabela de Comunicação.

Suporte > Comunicação

Lista de Preços

Uma Lista de Preços é um lugar aonde lista de preços diferentes podem ser guardados. É um nome que voçê da a um conjunto de Preços de Item guardados numa lista particular.

Vendas > Lista de Preços

Compras > Lista de Preços


Contabilidade

Ano Fiscal

Representa um Ano Fiscal ou Ano Contabilistico. Voçê pode ter varios Anos Fiscais. Cada Ano Fiscal tem uma data de inicio e de fim e as transações somente podem ser guardadas dentro desse periodo. Quando "fecha" o ano fiscal, os balanços são transferidos como balanços de "abertura" par ao proximo ano fiscal.

Configurações > Empresa > Ano Fiscal

Centro de Custo

Um Centro de Custo é como uma Conta, mas a diferença é que toda a estrutura representa o seu negocio melhor que as Contas. Por exemplo, no seu Plano de Contas, voçê pode separar as despesas por tipo (i.e., viagem, marketing, etc.). No seu Mapa de Centro de Custos, voçê pode separar por linha de produto ou grupo de negocio (e.g., vendas online, vendas a retalho, etc.).

Contabilidade > Mapa de Centros de Custo

Lançamento Contabilístico

Um documento contem varias Contabilidades Gerais / General Ledger (GL) e a soma dos Debitos e Creditos destas entradas são iguais. No ERPNext voçê pode actualizar os Pagamentos, Develuções, etc., usando as entradas do Lançamento.

Contabilidade > Lançamento Contabilístico

Factura de Vendas

Uma cobrança enviada ao Cliente para entrega de Itens (serviços ou bens).

Contabilidade > Factura de Vendas

Factura de Compras

Uma cobrança enviada pelo Fornecedor para a entrega de Itens (serviços ou bens).

Contabilidade > Factura de Compras

Moeda

O ERPNext permite alocar transações em varias moedas. No entanto somente é usada uma moeda para alocação no livro de contas. Enquanto que pode ter as suas Facturas com pagamentos em moedas diferentes, o valor é convertido para a moeda standard usando a taxa de cambio especificada.

Configurações > Moeda


Vendas

Grupo de Clientes

Uma classificação de Clientes, normalmente baseada num segmento do mercado.

Vendas > Configurações > Grupo de Clientes

Potenciais Clientes

Uma pessoa que poderá ser uma futura fonte do negócio. Um lider pode gerar Oportunidades. (desde: “pode levar a uma venda”).

CRM > Potenciais Clientes

Oportunidade

Uma potencial venda. (desde: “oportunidade para negócio”).

CRM > Oportunidade

Proforma

Pedido do Cliente para preço de Item ou serviço.

Vendas > Proforma

Ordem de Venda

Uma nota confirmando os termos de entrega e preço de um Item (produto ou serviço) pelo Cliente. Entregas, Ordens de Trabalho e Facturas são feitas com base nas Ordens de Venda.

Vendas > Ordem de Venda

Território

Uma classificação geografica da area para gestão de vendas. Voçê pode definir objectivos para os Territórios e cada venda fica ligada a um Território.

Vendas > Configurações > Território

Parceiro de Vendas

Um terçeiro distribuidor / negociador / afiliado / agente de comissão que vende produtos da empresa por uma comissão.

Vendas > Configurações > Parceiro de Vendas

Vendedor

Alguem que ajuda o Cliente e fecha um negócio. Voçê pode definir objectivos para o Vendedor e tag eles nas transações.

Vendas > Configurações > Vendedor


Compras

Ordem de Compra

Um contracto dado a um Fornecedor para entrega de itens especificos pelo custo, quantidade e datas e outros termos acordados.

Compras > Ordem de Compra

Requisição de Material

Um pedido feito por um utilizador do sistema, ou gerado automaticamente pelo ERPNext baseado num nivel de encomenda ou quantidade projectada no Plano de Produção para a compra de alguns Itens.

Compras > Requisição de Material


Stock (Inventário)

Armazem

Um Armazem logico no qual as entradas de stock são feitas.

Stock > Armazem

Registo de Stock

Material transferido de um Armazem, para um Armazem ou apartir de um outro Armazem para outro.

Stock > Registo de Stock

Guia de Remessa

Uma lista de Itens com quantidades para shipment. Uma Guia de Remessa vai reduzir o stock de Itens do Armazem de onde é retirado. Um Guia de Remessa é normalmente feita contra uma Orde de Venda.

Stock > Guia de Remessa

Recibo de Compra

Uma nota dizendo que um conjunto de Itens foram recebidos do Fornecedor, normalmente apartir de uma Ordem de Compra.

Stock > Recibo de Compra

Numero de Serie

Um unico numero dado particulamente a uma unidade de um Item.

Stock > Numero de Serie

Lotes

Um numero dado a um grupo de unidades de um Item particular que pode ser comprado ou fabricado em grupos.

Stock > Lotes

Registo de Stock Ledger

Uma tabela unificada de todos os movimentos de material apartir de um armazem para outro. Esta é a tabela actualizada quando uma Registo de Stock, Guia de Remessa, Recibo de Compra e Factura de Venda (POS) é feita.

Reconciliação de Stock

Actualizar a Registo de Stock de multiplos Itens apartir de uma folha (CSV).

Stock > Reconciliação de Stock

Inspecção de Qualidade

Uma nota é preparada para registar um certo parametro de Itens na altura da recepção do Fornecedor, ou Entraga ao Cliente.

Stock > Inspecção de Qualidade

Grupo do Item

Uma classificação de Item.

Stock > Configurações > Grupo do Item


Gestão de Recusos Humanos

Funcionário

Registo de uma pessoa que está presente ou saiu, na lista de Funcionários da empresa.

Recursos Humanos > Funcionário

Pedido de Licença

Um registo de um pedido de licença aprovado ou rejeitado.

Recursos Humanos > Pedido de Licença

Tipo de Licença

Um tipo de licença (e.g., Doença, Maternidade, etc.).

Recursos Humanos > Licença e Assiduidade > Tipo de Licença

Entrada da Folha de Pagamento

Uma ferramenta que ajuda na criação de varios Recibos de Salário para os Funcionários.

Recursos Humanos > Entrada da Folha de Pagamento

Folha de Vencimento

Um registo mensal dos salários processados do Funcionário.

Recursos Humanos > Folha de Vencimento

Estrutura Salarial

Um Modelo para indentificar todos os componentes de salário de um Funcionário (remunerações), impostos e outras deduções de segurança social.

Recursos Humanos > Folha de Pagamento > Estrutura Salarial

Avaliação

Um registo de avaliação de um Funcionário durante um periodo especifico baseado em alguns parametros.

Recursos Humanos > Avaliação

Modelo de Avaliação

Um Modelo para gravar os diferentes parametros da avaliação de um Funcionário(s) e e peso para uma determinada tarefa.

Recursos Humanos > Avaliação > Modelo de Avaliação

Assiduidade

Um registo indicando a presença ou ausencia de um Funcionário num dia particular.

Recursos Humanos > Assiduidade


Fabrico

Lista de Materiais (LDM)

A lista de Operações e Itens com as suas quantidades, que são necessários para produzir outro Item. Uma Lista de Materiais (LDM) é usada para planificar compras e criar preço de custo dos produtos.

Fabrico > LDM

Posto de Trabalho

Um lugar aonde a operação de LDM é feita. É util calcular o custo directo do produto.

Fabriro > Posto de Trabalho

Ordem de Trabalho

Um documento assinalando a produção (fabrico) de um Item em particular com quantidades especificas.

Fabrico > Ordem de Trabalho

Ferramenta de Produção

Uma ferramento par automatizar a criação da Ordem de Trabalho e pedidos de Compra baseados numa Ordem de Venda aberta para um periodo especifico.

Fabrico > Ferramenta de Produção


Pagina Web

Blog Post

Um pequeno artigo que aparece na secção "Blog" do website gerado pelo modulo do ERPNext. Blog significa "Log de Pagina".

Website > Blog Post

Pagina Web

Uma pagina web com um unico URL (endereço web) no website gerado pelo ERPNext.

Website > Web Page


Configurações / Customização

Campo Personalizado

Um campo de usuario definido num formulário / tabela.

Configurações > Customizar ERPNext > Campo Personalizado

Configurações Gerais

Esta secção é aonde voçê define varios parametros para o sistema.

Configurações > Data > Configurações do ERPNext

Impressão de Cabeçalho

Um titulo que pode ser posto numa transação somente para imprimir. Por exemplo, voçê quer imprimir uma Proforma com o titulo "Proposta" or "Factura Proforma".

Configurações > Impressão > Cabeçalho de Carta

Termos e Condições

Texto com os seus termos de contracto. Em transações de Vendas/Compras pode haver a necessidade de alguns Termos e Condições baseados nos serviços ou bens que o Fornecedor emite para o Cliente. Voçê pode aplicar os Termos e Condições para as transações e ao imprimir aparece na Impressão. Para saber sobre os Termos e Condições, Faça um Click

Vendas > Configurações > Termos e Condições

Unidade de Medida (UDM)

Como é medida a quantidade para um Item. E.g., Kg, No., Pares, Pacote, etc.

Stock > Configurações > UDM