Nota de Credito
Uma Nota de Credito é um documento enviado pelo vendedor para um Cliente, notificando que um credito foi feito na conta deles a favor dos bens devolvidos pelo comprador.
Uma Nota de Credito é criada para o valor de bens devolvidos pelo Cliente, pode ser menos ou igual ao valot total da ordem.
1. Como criar uma Nota de Credito
O usuário pode criar uma Nota de Credito contra a Factura de Venda ou ele podem criar directamente a Nota de Credito apartir da Factura de Venda sem Refenrencia. De notar que para criar uma Nota de Credito, a factura deve estar paga usando o Registo de Pagamento.
- Vá para a Factura de Venda respectiva e clique em Criar > Retorno / Nota de Credito.
- O Cliente e detalhes do Item serão inseridos como foram criados na Factura de Vendas.
- Se o Cliente fez o pagamento parcial ou completo, faça um Registo de Pagamento contra a Factura de Venda original.
- Salvar e Submeter.
A quantidade do Item e valor de Pagamento será negativo vendo tratar-se de uma devolução.
1.1 Como uma Nota de Credito afecta o razão
Uma vez o Registo de Pagamento for criado contra a Factura de Venda original, o valor será adicionado a conta do Cliente a negativo para que da proxima vez que fizer uma compra, o valor será ajustado.
Aqui está como o Razão é afectado depois do registo de pagamento contra a devolução da factura:
Veja a página Factura de Vendas para qualquer outro detalhe.
1.2 Nenhum pagamento foi feito contra a Factura de Venda
No caso de nenhum pagamento ter sido feito contra a factura original, voçê pode simplesmente cancelar a Factura de Venda. Mas, se somente 5 dos 10 Itens estão a ser devolvidos da factura, criando uma Nota de Credito é util para actualizar o razão.
2. Exemplo
O Cliente Rohan comprou tubos de PVC no valor de Rs 300 + impostos e na altura da entrega, o Cliente encontrou que os produtos estavam danificados. Agora o Rohan devolveu os produtos e uma Nota de Credito será criada.
Nota de Credito com registo de pagamento no ERPNext para o exemplo acima será assim: