Oportunidade

Oportunidade é um lead qualificado.

Quando você recebe uma dica de que o lead está procurando um produto / serviço que você oferece, pode converter esse lead em uma oportunidade. Você também pode criar uma oportunidade em relação a um cliente existente. Múltiplas oportunidades podem ser coletadas contra um cliente potencial ou cliente.

Para acessar a lista de Oportunidade, va para:

Home > CRM > Canal de Vendas > Oportunidade

1. Como criar uma Oportunidade

  1. Vá para a lista de oportunidades e clique em Novo.
  2. Em 'Oportunidade de', selecione Lead se a oportunidade vier de um lead.

    Opportunity

  3. Você também pode acessar um lead "Aberto" e selecionar "Oportunidade" na lista suspensa Marca, conforme mostrado abaixo.

    Opportunity

  4. Em 'Oportunidade de', selecione Cliente se a oportunidade vier de um cliente.

    Opportunity

  5. Selecione Tipo de oportunidade. Isso indica a ampla categoria de oportunidade, como Vendas, Suporte, Manutenção, etc.

  6. Você pode adicionar mais detalhes como Valor da oportunidade, Probabilidade (de conversão), Moeda na seção 'VENDAS'.

  7. Você pode capturar os detalhes dos produtos / serviços necessários clicando na caixa de seleção 'Com itens' e adicionando os detalhes do item e da quantidade na seção 'ITENS'.

  8. Insira a Fonte da oportunidade na seção FONTE.

2. Funcionalidades

2.1 Lembretes para acompanhar oportunidades

É importante aproveitar as oportunidades de vez em quando e construir o relacionamento. Você pode definir os campos 'Próxima data de contato' e 'Próximo contato por' e um evento de calendário será adicionado para o usuário escolhido no campo 'Próximo contato por' e uma notificação será exibida nessa data.

2.2 Atribuir oportunidades automaticamente a executivos de vendas

Introduzido na versão 12

Voce pode definir Regras de Atribuição para atribuir automaticamente as oportunidades aos executivos de vendas.

Lead

2.3 Oportunidades de fechamento automático

Se você não receber uma resposta de uma oportunidade por um certo número de dias, você pode querer que essa oportunidade seja fechada automaticamente.

Você pode definir o número de dias em Configurações de venda.

Opportunity

2.4 Crie uma Proforma

Voce pode criar uma Proforma na lista suspensa Make. Os valores de campo relevantes serão copiados.

Opportunity

2.5 Criar uma cotação de fornecedor

Você pode precisar obter uma cotação de seu fornecedor de acordo com a necessidade do cliente e, com base nisso, preparar a cotação para seu cliente. Com ERPNext, você pode fazer um Proforma de Fornecedor da própria oportunidade.

Prática recomendada: Leads e oportunidades são frequentemente chamados de “Vendas Pipeline ”isso é o que você precisa rastrear se quiser ser capaz de prever como muitos negócios que você vai conseguir no futuro. É sempre uma boa ideia ser capaz de rastrear o que está por vir para ajustar seus recursos.

2.6 Capture os motivos para perder oportunidades

Quando uma oportunidade é perdida, você pode capturar os motivos da perda. Isso o ajudará a analisar as tendências ao longo de um longo período de tempo e identificar os insights necessários para melhorias em várias áreas da organização.

Quotation Lost Reason

2.7 Minutos para a primeira resposta

Quando você envia a primeira resposta (e-mail) para uma oportunidade, ele calcula Minutos para a primeira resposta e é exibido em um campo.

É gerado um relatório denominado 'Minutos para a primeira resposta para a oportunidade'. Para mais detalhes clique aqui.

3. Topicos Relacionados

  1. Proforma
  2. Cliente
  3. Lead
  4. Proforma de Fornecedor
  5. Diferença entre lead, contato e cliente

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